top of page

O que você precisa saber ao contratar um arquiteto



Diariamente com os meus clientes arquitetos – além de ter algumas lembranças pessoais – vejo o quanto muitos de seus clientes chegam “não prontos” para uma contratação.

Mas o que seria exatamente chegar pronto para um arquiteto?

Quem vai contratar um arquiteto tem uma obra pela frente. Uma construção, ou uma reforma, por menor que seja. A contratação do projeto é o pontapé inicial para isso. Algo de extrema importância e que guiará todas as decisões futuras que envolvem, entre sonhos e expectativas, também muito tempo e dinheiro. Entender tudo que vem pela frente, é parte fundamental dessa contratação. 

O escritório precisa de tempo para executar os projetos. Sem projeto, embora irregular, até é possível fazer obra sim, mas vai dar errado. E ninguém quer isso. Obra sem projeto, ou com projeto em andamento, leva mais tempo e custa mais caro. Cliente, o prazo que seu arquiteto indica é o prazo necessário para o desenvolvimento. Se você precisa de um projeto “para ontem”, você errou na data de procurar o profissional. Arquiteto, seja firme com seus prazos. Você sabe a complexidade que envolve todo o projeto, seu cliente não. Cabe a você explicar tudo que está compreendido naqueles desenhos e planilhas, quantas vezes for necessário. Você não faz milagre, não prometa algo que não vai conseguir cumprir depois.

Não esqueça de alinhar direitinho o que é projeto e o que é execução. Existem diferentes formas de contratar o acompanhamento de obras de um arquiteto. O arquiteto pode ser contratado para fazer apenas o projeto, mas também pode ser contratado para acompanhar/vistoriar a execução. Neste caso, para esclarecer dúvidas in loco, bem como se certificar que os projetos estejam sendo executados conforme o plano, ou, ainda, ser responsável pelo gerenciamento, quando todas as decisões de obra passam por esse profissional. São trabalhos distintos, que envolvem responsabilidades diferentes também. Cliente, entenda qual a sua real necessidade e o que vai te atender. E, detalhe importante: Se você não contratar o acompanhamento ou gerenciamento, não procure seu arquiteto como se o tivesse. 

Arquiteto, encontre a forma que o deixa tranquilo. Se você não vende o acompanhamento, mas não dorme pensando nos problemas que estão acontecendo na obra, ou, mesmo não contratado, não deixa de dar aquela passadinha para conferir algo, jamais venda projeto sem vender também o acompanhamento. Ao apresentar sua proposta, não deixe dúvidas sobre seu papel na obra. 

Orçamento. Cliente, prepare-se: custa caro mesmo. Por menor que sejam as intervenções, em geral são muitas equipes envolvidas, materiais, tecnologia, infra estrutura – tudo aquilo que não se vê, mas custa. informe-se sobre alguns preços e sua real possibilidade. Se você for franco sobre sua disponibilidade financeira, o profissional vai elaborar um projeto que caiba no seu orçamento, ou indicar execução em etapas. Sem essa informação, corremos o risco de gastar toda a verba numa fase inicial e ter dificuldade de finalizar a obra. Dessa forma, a obra custará muito mais do que o previsto. Arquiteto, não tenha medo de falar sobre números, se o cliente não tiver condições de executar seu projeto, ele não está pronto para ser seu cliente. Lembro também que é importante que você saiba sobre esses preços, se informe!

Atenção! A comunicação é peça chave nessa contratação. É com uma comunicação clara que nos protegemos de o cliente comprar uma coisa enquanto o arquiteto está vendendo outra. Comunicação desalinhada é problema garantido. Arquiteto, é sua função conduzir o processo. Apresente sua forma de trabalho e certifique-se de esclarecer as dúvidas do seu cliente. Cliente, procure alguém com quem você se identifica e confie no seu arquiteto. Seja franco quanto ao orçamento, expectativas, sonhos. Não se sinta constrangido, quanto mais informações seu arquiteto tiver, mais o projeto vai te atender. Para ambos: Não tenham medo de colocar os possíveis problemas na mesa. Desinformação é um problema maior do que os perrengues que vão surgir depois.



Sobre a arquiteta e consultora Luciana Mallet

Formada em arquitetura e urbanismo, Luciana Mallet sempre se mostrou dedicada à produtividade, pessoas e estratégia e, após trabalhar na área, decidiu repensar o mercado em que iria atuar dentro da arquitetura. Com a realização de um MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, Luciana pode utilizar seu conhecimento e experiência como arquiteta para apoiar e desenvolver outros profissionais da área com consultoria e com a mentoria do planejamento estratégico para pessoas e organizações. Atualmente, atende cerca de 70 clientes por ano, de todo Brasil, que buscam um bom início de carreira e consolidação no mercado. 


 28/06 - Artigo de estreia Lu Mallet no Como A Gente Mora Introdução à parceria, como surgiu a ideia e adição do tema ‘O que você precisa saber ao contratar um arquiteto’. 


Originalmente publicado em:

E também:

Ficando na lista dos mais lidos.


Para saber mais sobre o trabalho: 

Instagram: @luciana.mallet


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page