Então você decidiu ter seu próprio escritório de arquitetura. Já deve ter percebido que não basta ter habilidade com os softwares e bons projetos. Aliás, logo logo essas serão as tarefas que você poderá ou precisará delegar.
Por outro lado, você precisará desenvolver cada vez mais pensamento estratégico, sua comunicação e liderança.
Estabelecer objetivos para a sua empresa é o que vai nortear suas decisões. É preciso analisar você. O cenário onde você está inserido, como vocês se relacionam, o que é preciso desenvolver, o que é preciso deixar de lado... Ou seja, criar uma estratégia. E isso é algo que não se faz uma vez só. Criamos estratégias, aplicamos, avaliamos, adaptamos e avaliamos de novo - periodicamente. Só você poderá criar essa estratégia. É algo que não pode ser terceirizado.
Aliás esse é um ponto importante na criação de sua estratégia, tenha clareza sobre o que pode e o que não pode ser terceirado e não perca tempo atuando em tarefas que outras pessoas poderiam estar fazendo por você, aquelas que não agregam valor ao serviço. Da mesma forma, tenha clareza sobre onde você brilha e o que não pode abrir mão de fazer.
A comunicação costuma ser raiz de muitos problemas. Comunicação entre sócios, dentro da equipe, entre profissional e cliente. Pontos mal esclarecidos, entrelinhas não lidas, má interpretação... Tudo isso gera desentendimentos que, ao decorrer do processo, podem ter graves consequências.
Se você tem dificuldade em se comunicar, é urgente que você busque desenvolver essa habilidade. Uma dica é você listar todos os pontos de atrito com os últimos clientes, parceiros, etc. e criar soluções, regras para começar a aplicar. Quanto mais clareza do que você quer comunicar você tem, mais fácil será comunicar isso aos outros.
Conforme sua comunicação for mais assertiva e sua estratégia estiver montada você seguramente sentirá necessidade de contar com apoio de outras pessoas, e aí a liderança é fundamental, embora assuste muito pois ninguém aprende na faculdade ou na pós graduação como ser um bom líder e, em geral, tivemos maus exemplos ao longo da carreira. É importante definir que tipo de empresa você quer ser (lembra da estratégia?), o que faz sentido para você como pessoa física, definir regras, ter clareza sobre cargos, funções, remuneração, regras, contar com pessoas alinhadas com essas definições. Mas não se assuste, você pode ser um bom líder e fazer a diferença na vida das pessoas.
Originalmente publicado em 07/12/2021 em:
Comments